Glossário



agente patogênico.  Em biologia, um agente patogênico ou patógeno, no sentido mais antigo e amplo, é qualquer organismo que pode produzir doença. Um patógeno também pode ser referido como um também chamado de agente infeccioso ou etiológico animado. O termo patógeno é tipicamente usado para descrever um organismo ou agente infeccioso, como um vírus, bactéria, protozoário, príon, viroide ou fungo. Animais pequenos, como certos tipos de vermes e larvas de insetos, também podem produzir doenças. No entanto, esses animais são geralmente, na linguagem comum, referidos como parasitas em vez de patógenos. O estudo científico de organismos microscópicos, incluindo organismos patogênicos microscópicos, é chamado de microbiologia, enquanto o estudo de doenças que podem incluir esses patógenos é chamado de patologia. Parasitologia, entretanto, é o estudo científico dos parasitas e dos organismos que os hospedam.

AgNP.
  Nanopartícula de Prata.

antibiótico.  É qualquer medicamento capaz de combater uma infecção causada por micro-organismos que causam infecções a outro organismo. Não destrói vírus. O termo antibiótico tem sido utilizado de modo mais restrito para indicar substâncias que atingem bactérias, embora possa ser utilizado em sentido mais amplo contra outros parasitas (protozoários, fungos ou helmintos). Ele pode ser bactericida, quando tem efeito mortífero sobre a bactéria, ou bacteriostático, se interrompe a sua reprodução ou inibe seu metabolismo mas também causa efeitos significativos em doenças causadas por vírus como a gripe. As primeiras substâncias descobertas eram produzidas por fungos, como a penicilina.

eletrólise.  Processo físico-químico que utiliza a energia elétrica de uma fonte qualquer para forçar a ocorrência de uma reação química de produção de substâncias simples ou compostas que não podem ser encontradas na natureza ou que não são encontradas em grande quantidade.

Pela eletrólise se obtém a prata coloidal, mediante a combinação da prata pura − teor 999,999 − com água deionizada, seguindo-se o adequado aquecimento.

enzima.  Proteína capaz de catalisar reações bioquímicas, aumentando sua velocidade, e que possui ação metabólica ou fisiológica específica no organismo humano.

infecção bacteriana.  Doença causada por bactérias patogênicas, organismos unicelulares procariontes complexos. Bactérias existem há mais de 3 bilhões de anos e menos de 1% delas causam doenças. Bactérias benéficas para a saúde humana são mais comuns que as prejudiciais. Diversas bactérias ajudam a digerir o alimento, combatendo outras bactérias, previnem câncer e produzem vitaminas essenciais para nossa saúde. O termo, infecção bacteriana se restringe aos casos em que há uma relação de parasitismo.

infecção fúngica.  Doença causada frequentemente por fungos microscópicos, aqueles comuns no meio-ambiente. Fungos podem viver no solo ao ar livre e nas plantas, assim como muitos outros em superfícies internas e na pele humana. Infecção fúngica na pele pode causar erupções e são muito comuns. Já infecção fúngica nos pulmões pode ser mais séria e geralmente os sintomas são similares a outras doenças, como gripe ou tuberculose.

medicina integrativa.  "Conheça na prática o que é", pela live do Dr. Alain Machado Dutra, bem ainda "como fazer direito | Mitos e Verdades", em live com quatro médicosdestaques da verdadeira Medicina Integrativa:  Dr. Ícaro Alves, Dra. Denise de Carvalho, Dr. Adolfo Duarte e Dr. Alain Dutra.

mililitro.  Unidade de capacidade, equivalente à milésima parte do litro  0,001  [símbolo: ml]. A maioria das garrafas de produtos tem seu volume expresso em mililitros, o que torna o mililitro uma das medidas volumétricas mais utilizadas. Também estão expressos em ml os volumes de vidros de remédios, mamadeiras, frascos de soro hospitalar, etc. No cotidiano, utiliza-se muito a expressão ml ("ême-éle") no lugar de mililitros.

Por oportuno, diga-se que, originalmente, o único símbolo para o litro era o l (éle) minúsculo. Todavia, tanto na tipografia quanto na caligrafia, o "l" minúsculo pode ser muito parecido com o algarismo "1" ou com a letra "i" maiúscula, o que pode causar confusões. A partir da década de 1970, começou-se a sugerir o uso do L maiúsculo, e atualmente vários organismos de padronização seguem essa recomendação, inclusive para os múltiplos e submúltiplos do litro.

nanopartícula.  Partícula cujo tamanho se situa entre 1 e 100 nanômetros (nm). Wikipédia

ppm.  Química. Sigla de parte por milhão, que é uma medida de concentração expressa pelas partes em peso de uma certa substância presentes em um milhão de partes em peso de um sistema.

prata.  A prata ou argento (do latim vulgar platta, argentum) é um elemento químico de símbolo Ag e de número atômico igual a 47 (47 prótons e 47 elétrons). Sua massa atômica é 107,87u. À temperatura ambiente, a prata encontra-se no estado sólido. No teste de chama, assume a cor lilás.

A origem da palavra "prata" é de indo-europeia, "
arhhg", que significa brilhante e seria o equivalente em sânscrito a ar-jun
que também significa brilhante. Estima-se que tenha sido descoberta pouco depois do cobre e do ouro.

probiótico.  Micro-organismo vivo que, quando administrado em quantidades adequadas, confere um benefício à saúde do indivíduo.

Endereço

Rua Guararapes, 75, Brooklin Paulista
São Paulo
BR

Telefone

11 91899-5858

E-mail

afclaro@aguascoloidais.com